top of page

Novo Começo



Quantas pessoas precisam de um novo começo? Talvez nós mesmos. E quantas pessoas desistiram por não enxergar essa possibilidade há muitos anos?

É mais fácil acomodar-se à realidade dura do que continuar esperando, sonhando e tentando ver algo que parece não ser possível. Para alguns descreve seu casamento, para outros a relação com seus pais ou filhos. Para outros ainda, expressa o fim de sonhos quanto ao seu trabalho, ministério ou chamado. Para obtermos um novo começo temos que estar dispostos a enfrentar nossos próprios erros, pecados, baixar nossa defesa e resistência a mudança. Necessário estarmos dispostos a sair de nossa zona de conforto para viver um novo momento com Deus. Nessa manhã eu preciso de um novo começo. Convido a você a viver um novo momento com Jesus.

TEXTO: Ezequiel 37. 1 - 14

  1. – Explicação

Para compreender o alcance do texto bíblico lido, será necessário entender o contexto a qual ele está inserido.

Ezequiel foi um dos grandes profetas, ele viveu durante um dos períodos mais difíceis do povo de Israel, o exilio babilônico. Devido ao pecado reiterado, Israel afastou-se de Deus. Israel torne-se uma nação com coração endurecido e Deus precisou tratar de uma forma severa. Retirados de Jerusalém, expulsos de suas casas, foram obrigados a permanecer em terra estrangeira. Eles perderam a esperança de algum dia voltar a sua terra natal. Muitos iriam morrer lá, para nunca mais voltar. Somente um milagre poderia reverter essa situação.

Então Deus levanta o profeta Ezequiel e lhe dá a visão: ainda que o povo de Deus esteja como um vale de ossos secos, Deus é poderoso para restaurá-lo e trazer vida!! Vida em abundância.

Apesar dessa visão do vale de ossos secos estar direcionada ao povo de Israel, também podemos aplicar nos dias de hoje. Vivemos um tempo sem esperança, onde cada vez mais as pessoas se afastam de Deus. Um tempo de ausência de amor, onde a família é diretamente atacada. Um tempo que a vida sucumbe a morte, vidas são ceifadas a troco de nada.

Caminhamos em meio ao vale de ossos secos!

Nós, povo de Deus, inseridos nesse contexto, acabamos cedendo aos prazeres do mundo e nos afastamos de Deus. Nosso coração se endurece como pedra e acabamos entrando num caminho de frieza espiritual.

Sem esperança, nos acomodamos, deixamos de ver a vida com a graça de Deus e a alegria é roubada de nossos corações. Ausência de vida traz a morte a algumas áreas das nossas vidas... casamentos e famílias destruídos, ausência de sonhos na vida profissional e pessoal, e por muitas vezes negamos nosso chamado, abandonando nosso ministério.

  1. - Preposição:

Assim como Deus restaurou o povo de Israel, Ele é poderoso para restaurar sua vida, sua família, seu casamento... os seus sonhos, assim como trazer vida ao seu Ministério e Chamado! Hoje é tempo de recomeçar!


  1. – DESENVOLVIMENTO


  1. – Antes da restauração Deus mostrará sua transgressão

“Ele me fez andar ao redor deles, e eu pude ver que eram muito numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos” – Ezequiel 37. 2 “... vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,” – Efésios 2.1

O vale de ossos secos é uma realidade em todos seres humanos, pois conforme direciona o texto bíblico, devido as nossas transgressões e pecados estávamos mortos. Conforme Paulo menciona em Romanos 6. 23: “O salário do pecado é a morte”

Entretanto Deus nos leva ao vale dos ossos secos, para caminhar no vale, a fim de identificarmos nossas transgressões. Pois não haverá restauração sem que não consigamos identificar nossa situação: Como está seu casamento? como estão seus projetos? Como estão seus filhos?

Se Deus levasse você agora ao vale de ossos secos... como estaria sua vida?

Exemplo: vida dividida em quartos... alguns abertos pois estão indo bem, porém outros estão trancados (cheiro de morte)

“Assim diz o Senhor Deus: “Eis que abrirei as sepulturas de vocês e os farei sair delas, ó povo meu, e os levarei de volta à terra de Israel.” – Ezequiel 37.12

Para que Deus possa abrir as sepulturas de sua vida é necessário enfrentar a condição que colocou você ali e permitir que a restauração seja feita em sua vida

  1. – Ouça a voz de Deus e exerça sua fé

Se Deus perguntasse a você assim como fez com Ezequiel: “— Filho do homem, será que estes ossos podem reviver?” – Ezequiel 37. 3 Será que seu casamento pode ser restaurado?

Será que seu marido ou esposa serão salvos em Jesus?

Será que você poderá viver seus sonhos?

Será que seu ministério poderás ser restaurado?

Você acredita? Você crê?

Por vivermos muito tempo em uma situação de desesperança, acabamos entrando num estado de incredulidade, não mais acreditando que as mudanças podem acontecer em nossa vida.

Por isso que Deus nos leva aos vales de osso secos, para vermos nossas transgressões para que Ele possa restaurar/ressuscitar nossas vidas.

Deus é o mesmo hoje, ontem e sempre. E os milagres acontecem!!! Se perguntarmos aqui quem já recebeu um milagre, tenho certeza de que ouviremos muitos testemunhos. Então creia!!! Deus pode restaurar o vale de ossos secos de sua vida!

Deus mostra o vale de ossos secos, mas ao mesmo tempo mostra um exército em pé! ACREDITE!

É difícil acreditar, quando estamos no meio do vale, com morte por todos os lados, mas algo nos chama a atenção. A voz de Deus:

“Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor.” – Ezequiel 37.4

A voz de Deus é o sinal de que Ele não te abandonou. O Senhor está contigo.

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” – Joao 10. 27

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” – Apocalipse 3. 20

Essa voz é o princípio da restauração!

Como ouvir a voz de Deus, quando muitas vozes falam ao mesmo tempo? Cercado pelas circunstâncias, os gritos dos problemas, o sussurro do pecado, a voz objetiva e pontual das redes sociais e nosso Eu... impedem a audição clara da voz de Deus.

Exemplo: Aqui na cidade, centro urbano, se olharmos o céu para observar as estrelas, conseguiremos enxergar poucos pontos de luz. Mas se nos dirigirmos ao campo e olharmos ao céu, sem a interferência da poluição, observaremos um céu repleto de estrelas.

Por muitas vezes essas vozes irão impedir que você enxergue os sonhos de Deus em sua vida, ou até mesmo quem você pode ser em Deus. Essas vozes nos afastaram de Deus e insistiram que você tenha uma vida seca e sem vida.

Você precisar calar essas vozes e buscar a presença de Deus.

Onde o mundo vê morte... Deus revela a vida!!!

Hoje vejo aqui famílias restauradas, sonhos realizados, vidas sendo curadas, ministérios reavivamos!!

Eu profetizo: “Ossos secos, ouçam a palavra do SENHOR! Eis que farei entrar em vocês o espírito, e vocês viverão!!!

Ouça a voz do Senhor para sua vida e profetize!!!

Deus não o chamou para ter sua vida lançada num vale seco e de morte. Ele o chamou para que tenha vida e vida em abundância!!! POR ISSO DÊ UM PASSO DE FÊ E PROFETIZE!!!

2.3 – A restauração de Deus não é parcial e sim completa!

“Porei tendões sobre vocês, farei crescer carne sobre vocês e os cobrirei de pele. Porei em vocês o espírito, e vocês viverão. Então vocês saberão que eu sou o Senhor.” – Ezequiel 37. 2

Quando Deus opera a restauração em nossa vida, sempre é completa. Um corpo sem o coração, não conseguir sobreviver. Por isso quando ouvimos a voz de Deus e pela fé profetizamos, a restauração será completa em todas as áreas da nossa vida.

Como Igreja temos buscado um avivamento em nosso meio. Queremos ver a glória de Deus se manifestando, queremos ver o crescimento da Igreja e vidas sendo salvas.

A restauração na vida do povo de Israel foi individual, mas também foi coletiva. Quando buscamos a presença de Deus e a restauração da nossa vida, a Igreja também é restaurada.

“Então profetizei como me havia sido ordenado. Enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que apareceram tendões sobre os ossos, cresceram as carnes, e eles se cobriram de pele. Mas não havia neles o espírito.

Então ele me disse:

— Profetize ao espírito. Profetize, filho do homem, e diga ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: “Venha dos quatro ventos, ó espírito, e sopre sobre estes mortos, para que vivam.”

Profetizei como ele me havia ordenado. O espírito entrou neles, eles viveram e se puseram em pé. Formavam um exército, um enorme exército.” Ezequiel – 37. 7 – 8

Olhe para os lados, o que você? Além de pessoas lindas, eu vejo um grande exército. Um exército formado por talentos únicos, capaz de transformar o mundo sobre o comando do nosso General Jesus Cristo.

Igreja... ouça a voz de Deus e busquem incansavelmente a presença do Espírito Santo em nosso meio. Que o amor de Jesus Cristo, aqueça nossos corações!!

  1. – CONCLUSÃO

“Porei em vocês o meu Espírito, e vocês viverão. Eu os estabelecerei na sua própria terra, e vocês saberão que eu sou o Senhor. Eu falei e eu o cumprirei, diz o Senhor.” Ezequiel 37. 14 O vale de ossos secos, apesar de a princípio ser um lugar de morte, é o local onde Deus está levando você essa manhã para que você enxergue e compreenda quais áreas da sua vida Deus deseja restaurar.

A palavra de Deus é a voz que nos direciona e fortalece a nossa fé. Um vento novo Deus está soprando sua vida... Profetize a restauração!!!


Pr Márcio Jardim - Legado 33

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page