top of page

Olhando além da tempestade


A cada ano que se inicia muitos pensamentos veem a nossa mente. Realizamos planos, estabelecemos metas, planejamos nossos dias visando alcançar todos os objetivos traçados. Mas ainda assim, até que se tornem algo concreto, real, são pensamentos.

Em meio a esse momento de reflexão no munda das incertezas, podemos dizer sim à algumas certezas.

Todo ano tem um início e fim... e que para alcançar os objetivos e metas estabelecidas haverão lutas.

A qual podemos chamar de TEMPESTADES!!

Jesus nos orienta em Joao 16:33 que no mundo teríamos aflições (lutas, TEMPESTADES, etc) e diz para termos bom ânimo, pois ele venceu o mundo.

Jesus não só nos alerta sobre as tempestades da vida, mas como podemos vencer, aprender e crescer em meio essas dificuldades. É sobre esse tema que quero falar com vocês essa manhã: Olhar além da tempestade!


TEXTO: Gênesis 6.9-22

  1. – Explicação

O texto que acabamos de observar, inicia a narrativa de Noé. A partir da queda de Adão e Eva o coração do Homem se corrompeu. Deus viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e o seu coração estava corrompido.

Deus ficou entristecido e com peso no coração, resolveu desaparecer com o homem, assim como com toda a criação.

Porém Noé encontrou favor aos olhos do Senhor, por ser um homem justo e integro. Noé andava com Deus (Intimidade)

Acredito que o mundo que estamos vivendo hoje, não está muito diferente dos tempos de Noé. O coração do homem ainda está corrompido pelo pecado.

A primeira advertência que o Espírito Santo nos traz na história de Noé: Como está sua vida aos olhos do Senhor? Sua vida tem sido justa e integra aos olhos de Deus?

Lembre-se: Estamos no mundo, mas não somos do mundo.

O Sangue derramado na cruz por Jesus, nos fez livre do pecado!!! E quando nos apropriamos da graça de Deus, podemos passar por toda e qualquer tempestade!!!

Ouça a voz do Espírito Santo essa manhã e volte a andar com ele!

Deus mandou que Noé construísse uma arca e que estivesse nela, sua família, assim como todos os seres vivos. Pois uma grande TEMPESTADE, seria enviada destruindo tudo em que há folego de vida.

Noé não foi pego de surpresa, a tempestade não veio de repente, como aconteceu com os discípulos de Jesus em Marcos 4, por exemplo. Muito pelo contrário, Deus disse e deu detalhes da maior TEMPESTADE a qual nosso mundo presenciou: O Dilúvio.

Quando muitas vezes olhamos o tamanho das tempestades que se formam em nossa vida, paralisamos pelo medo. Deixamos de ouvir a voz Deus guiando nossas vidas.

Noé não teve medo e agiu. Ele ouviu a Deus e Nele teve a segurança para enfrentar. Pois Noé conhecia a Deus. Noé entendeu que além da tempestade havia um recomeço. Ele não somente construiu uma arca, para salvar a vida da sua família, mas viveu a oportunidade de trazer ao mundo o recomeço de uma nova história.

  1. - Preposição:

A experiencia de Noé com Deus, pode nos trazer ensinamentos poderosos, que nos permitiram a olhar além da TEMPESTADADE

  1. – DESENVOLVIMENTO

2.1 – Obediência

“Foi o que Noé fez. Conforme tudo o que Deus lhe havia ordenado, assim ele fez.” – Genesis 6. 22

Quando Deus fala com Noé sobre a construção da arca, ele poderia ter tomado várias decisões e conclusões. Poderia achar tudo aquilo uma grande loucura, construir uma arca daquele tamanho, somente ele e sua família. Ou seja, ignorado e seguido sua vida.

Mas Noé foi obediente, pois ele andava com Deus. Ele conhecia a Deus e sabia que sua palavra era a verdade. Enfrentou inúmeras dificuldades que para construir a arca, teria ainda que ter o controle sobre os animais e for fim enfrentar as tempestades. Noé não desistiu e seguiu conforme Deus havia orientado.

“Pela fé, Noé, divinamente instruído a respeito de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, construiu uma arca para a salvação de sua família. Assim, ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.” – Hebreus 11. 7

Noé obedeceu a Deus porque creu, ou seja, ele teve fé. Somente é possível exercermos a fé, quando conhecemos a Deus a qual servimos.

Assim como Noé, precisamos andar com Deus, todos os dias das nossas vidas, meditando na sua palavra, uma vida de oração.

Sem essa intimidade com Deus, não entenderemos o porquê as tempestades. Não passaremos da primeira onda, seremos tomados pelo medo.

Mas quando buscamos a Deus, pela fé compreendemos o seu amor e o propósito das tempestades em nossas vidas. A vontade de Deus é soberana em nossas vidas.

Busque a Deus!!! Siga na direção e condução da sua palavra. E os seus olhos enxergaram que uma tempestade, não é para reprovar sua vida, mas sim para aprovar e aproximar seu coração de Deus.

Se Deus está te provando é porque Ele quer te aprovar.

  1. – Paciência

Quando estamos passando por uma TEMPESTADE, somos atingidos por todos os lados.

Quando passamos por um momento ou fase difícil, perguntamos muitas fezes: Até quando?

Não sabemos o tempo que dura uma tempestade. Somente que todo início tem um fim e que Deus está no controle de todas as coisas.

“No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram, e caiu chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.” – Genesis 7. 11 - 12

Você já parou para pensar se Noé tivesse perdido a paciência, sendo tomado pela ansiedade, tivesse aberto a arca, sem a mínima noção de como estariam as coisas lá fora? Com certeza todos teriam morrido e os planos do recomeço, seriam frustrados.

Nossa impaciência é o inimigo para que os sonhos de Deus, se realizem em nossa vida.

A nossa impaciência nos levará para um caminho onde Deus não está.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito

debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar

e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras

e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de deixar de abraçar; tempo de procurar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora; tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de ficar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.” – Eclesiastes 3. 1 – 8

A tempo para todas as coisas. Precisamos entender que as TEMPESTADES que enfrentamos é o tempo que Deus está trabalhando o nosso coração. Seja paciente, converse com Ele e permite que o Espirito Santo controle a ansiedade do seu coração.

Quando as águas se acalmaram e começaram a baixar, Noé poderia ter saído da Arca e ficado nos montes que foram aparecendo. Mas pacientemente, ele aguardou, esperou e ouviu a voz de Deus.

Enfrentamos algumas dificuldades a qual não temos o que fazer. A nossa impossibilidade de controlar ao tempo, nos leva aos desespero e a impaciência. Ou esperamos em Deus com paciência, ou deixamos a agonia e a dor dominar nossas vidas.

Passar por esse tempo de espera não é fácil... Mas necessário...

(fruta verde – exemplo) – precisamos esperar amadurecer

Entretanto ser paciente pode ou não alterar o resultado daquilo que esperamos, assim como foi com Noé. Porém ao final da tempestade, quando Deus falar ao seu coração... acabou, pode sair... você será uma pessoa diferente e o propósito de Deus na sua vida será alcançado

A Paciência é fundamental para que os sonhos de Deus realizem em sua vida. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:”

  1. – Intimidade

Passar pela tempestade é viver um tempo de intimidade com Deus.

A arca foi para Noé um refúgio para que ele enfrentasse na tempestade. Foi um tempo de abrigo e fortalecimento da fé. Deus não estava presente fisicamente, mas toda a criação de Deus estava com Noé. (Deus estava ali)

O refúgio na tempestade é um lugar de busca e fortalecimento no Senhor. No refúgio encontramos abrigo e estabelecemos um relacionamento íntimo com Deus.

A intimidade nos leva a ter um conhecimento profundo Deus. Pois a medida que buscamos a Ele de forma intensa e constante, Deus se revela de forma especial em nosso coração.

“Noé esperou mais sete dias e de novo soltou a pomba fora da arca. À tarde, ela voltou a ele, trazendo no bico uma folha nova de oliveira. Assim Noé entendeu que as águas tinham baixado sobre a terra” – Genesis 8. 10 -11

O texto Bíblico poderia ter citado qualquer tipo de planta para que a pomba pudesse trazer a Noé. Mas a pomba trouxe uma folha de Oliveira.

É da Oliveira que é extraído o azeite, e o azeite na Bíblia simboliza o Espírito Santo.

O que quero dizer... Na tempestade também é tempo de buscarmos a Deus, de forma constante e intensa. Devemos perseverar e pacientemente não desistir. E ao buscarmos, Deus derrama sobre nós a presença do Espirito Santo.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês”, diz o Senhor. “São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança. Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei. Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração. Serei achado por vocês”, diz o Senhor, “e farei com que mude a sorte de vocês” – Jeremias 29. 11 – 14

Quando achamos a Deus, a tempestade se dissipa e nosso coração transborda da sua presença. Saímos fortalecidos e prontos para viver o sonho de Deus em nossa vida.

  1. – CONCLUSÃO

A Bíblia diz que após todos os acontecimentos Deus abençoou Noé e sua família. O recomeço dado por Deus vem junto com bençãos e prosperidade. As lutas e provações que enfrentamos em nossa vida, são para que nosso coração se aprovado diante de Deus.

Não pare no início da tempestade... Olhe além dela!!!

Permita que o Espírito Santo revele ao seu coração, que após cada luta, cada tempestade, tem um recomeço...

Um novo tempo... Um tempo de intimidade, de entrega e dependência real de Deus em sua vida.

Viva o recomeço!!!

Viva os sonhos de Deus!!!


Pr. Márcio Jardim - Legado33

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page