top of page

Uma vida inflamada pelo Espírito Santo


Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: "Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção: estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. Atos 2.14-18 Introdução

Pedro disse as pessoas porque elas deviam ouvir o testemunho dos cristãos, porque as profecias do AT relativas a Jesus fora completamente cumprida em Jesus; porque é Jesus o Messias, porque o Cristo ressurreto pode transformar a via de quaisquer pessoas.

Pedro aqui cita o texto de Joel 2 e nem tudo que é mencionado pelo profeta como pelo discípulo aconteceu naquela manhã de Pentecostes. Os últimos dias, inclui todos os dias entre a primeira e segunda vinda de Cristo; e outro modo de dizer de agora em diante. CONTINUAMENTE, isso quer dizer que inclui toda a era cristã.

A diferença entre a profecia e este momento é que agora todos nós podemos ser cheios com o Espírito Santo e esta ideia era uma ideia revolucionária para os judeus.

Isso é maravilhoso, pois muitos aguardaram este momento e não vivenciaram; outros ouviram profecias mais não desfrutaram deste momento. Um bom exemplo foi Moisés que ansiava pelo dia em que o Senhor derramaria sobre todas as pessoas o seu Espírito: Mas Moisés respondeu: "Você está com ciúmes por mim? Quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles!” Número 11.29

Dá para entender que o Deus está dizendo para nós, nesta mensagem, no dia de hoje, no século 21. Que os antepassados tiveram a promessa, mas que nós somos as pessoas que podemos vivenciar.

Não vamos transformar o mundo pela crítica nem pela conformidade, mas sim pela combustão dentro de vidas inflamadas pelo Espírito de Deus, declarou Vance Havner

A igreja primitiva não tinha nada do que consideramos essencial para o sucesso hoje – propriedades, dinheiro, influência política, status social – no entanto, ganhou multidões para Cristo é viu a implantação de inúmeras igrejas por todo o mundo romano. Isso se deu pelo poder do Espírito Santo que capacitava seu ministério. Os primeiros cristãos eram pessoas “inflamadas pelo Espírito Santo”.

Esse mesmo poder do Espírito Santo encontra-se a nossa disposição hoje para nos tornar testemunhas mais eficazes de Cristo. Quando melhor entendermos a forma como o Espirito operou em Pentecostes, mais capazes seremos de nos relacionar com ele e experimentar seu poder.

Os filhos e as filhas de vocês profetizarão

Devemos ensinar e encorajar nossos filhos e nossas filhas a desenvolverem seus dons.

Estão começando a vida espiritual e qual a base que eles podem experimentar? Pais cheios do Espírito Santo que ajudaram a entender e desenvolver seus dons e ministérios na prática.

Quando lemos este texto, logo que vem a mente é o que está em 1 Coríntios 14.1 que diz: Sigam em amor e procurem com zelo os dons espirituais, principalmente o de profetizar.

Devemos dedicarmos a desenvolver os dons que temos, tornando-nos especialista neles. Aquele que não temos, mas sentimos necessidade, devemos pedir ao Senhor. Se Deus não nos dá diretamente, devemos nos juntar com pessoas que tem esses dons.

De forma simples, a profecia é ouvir um recado do Pai para outra pessoa ou pessoas. Todo verdadeiro filho ouve o Pai como estilo de vida. Precisamos redescobrir este capítulo para viver bem como Igreja no dia a dia.

A questão aqui é seguir em amor e procurar com zelo. Estes dois princípios da Palavra devem estar no coração de nossos filhos, para que ele com a presença do Espirito Santo possa caminhar no sentido da humildade, da compaixão e da direção espiritual como estilo de vida.

Jovens terão visões

Devemos animar nossos jovens a ter visões grandes, especialmente quanto a coisas espirituais.

Os jovens são vistos por sua força, mais aqui o que está em destaque o que eles poderão trazer para a geração atual que vem vivenciando a experiência de vida cristã a alguns anos/décadas. Eu creio que o novo mover de Deus, está acontecendo por intermédio deles para nós que somos a atual geração em atividade (pois já são esta geração).

Quando lemos este texto, logo que vem a mente é o que está em Provérbios 29.18 que diz: Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.

Onde não há visão, o povo morre. Morre eternamente se não tem a visão de Jesus Cristo com Salvador e Senhor. Morre emocional e espiritualmente se não tem uma visão que o inspira.

Howard Hendricks disse que: Quem tem uma visão sem projeto é apenas um sonhador; quem tem projeto sem uma visão é apenas um trabalhador. Quem tem sonhos e projetos é um vencedor.

Se não renovarmos a visão regularmente, ela morrerá e com consequência, nós também e os que nos seguem.

A visão deve estar permanente na vida do corpo de Cristo, no coração do seu povo, na comunhão entre os irmãos. Sabe por quê? Porque não termos visão, não temos o mover do Espírito Santo se manifestando atualmente.

Os seus velhos sonharão

Ao longo dos anos, naturalmente perdemos nossa disposição física e emocional. Quando andamos no Espírito, não tem de ser assim quanto aos nossos sonhos espirituais.

Os sonhos de Deus são incomparáveis e não há nada mais gratificante e maravilhoso do que viver um sonho ou projeto que vem de Deus.

Penso no texto que está em Efésios 3.20: Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.

E preciso duas coisas essenciais para sonhar: fé e obediência. Em primeiro lugar temos que crer que se o sonho é de Deus, Ele é fiel e poderoso para concretizar esse sonho. Depois, temos que ouvir a voz de Deus e obedecer aos seus mandamentos.

E aí compreendo correta porque os velhos (melhor idade), se tem algo que a maturidade espiritual nos permite há vivenciar é a fé e a obediência. Este povo já viu e já vivenciou muitas coisas na vida espiritual, já passaram pelas profecias e visões; agora estão trazendo o novo por intermédio de sonhos que traz o que é infinitamente mais do que tudo o que pensamos.

Meus servos... minhas servas

Tanto aqui como no versículo anterior o Espírito e claramente derramado de forma igual sobre ambos os sexos, quebrando paradigmas profundos daquela época e muitas vezes, da nossa também.

Não existe uma classe privilegiada, em destaque ou até mesmo que esteja em primeiro na fila para receber. Pois o Espírito Santo será derramado do servo (vamos dizer aqui o pé da pirâmide social) até o topo (os doutores, mestres, entre outros).

Conclusão

O Espírito Santo já estava operando antes do Pentecostes e havia se mostrado ativo na criação, na história do Antigo Testamento e na vida e ministério de Jesus. Duas coisas, porém, não seriam mais as mesmas:

1 – O Espírito Santo passaria a habitar nas pessoas, não apenas a vir sobre elas;

2 – Sua presença seria permanente, não apenas temporária

O Espírito Santo não poderia ter vindo antes, pois era essencial que Jesus morresse, ressuscitasse e voltasse ao céu, a fim de que o Espirito fosse concedido.

Esse evento marcou o início de uma nova era, os últimos dias, nos quais Deus levaria a cabo o seu plano de salvação para a humanidade. Jesus havia consumado a grande obra de redenção e nada mais havia a ser feito, exceto compartilhar as boas-novas com o mundo. O convite é Tudo o que invocar o nome do Senhor será salvo (v.21)

Pode falar do amor de Cristo, da Salvação em Cristo, que Cristo está preparando morada nos céus para seus filhos, mas precisamos estar cheios do Espírito Santo em todas as gerações (filhos profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos) para que a multiforme graça seja manifestada atualmente.


Pr Emílio Fernandes Junior - Legado 33

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page